imagem de apresentação

Voltando a estudar…

As cores do céu

Nessa segunda parte, minha intenção é apenas falar a nível de curiosidade, não entrar nas especificidades físicas de todos os processos atmosféricos que dão a característica azul ao céu.. até porque não é minha área de estudo em si; logo, eu não tenho competência para isso.

Quem nunca se perguntou por que o céu é azul? Provavelmente, quando crianças, todos nós fizemos essas perguntas e, às vezes, não tivemos respostas. Foi o aconteceu comigo! Eu era, e ainda sou, extremamente curiosa e às vezes preciso me conter para não sair perguntando aleatoriedades por aí 🤣

Mas, antes de chegar no porquê do céu ser azul, te digo que são os nossos olhos que percebem a cor azul 🤯 uma pessoa daltônica, provavelmente, percebe o céu de outra cor. E isso porque os nossos olhos possuem uma estrutura física-biológica capaz de perceber as cores.

As cores que formam a luz branca, emitida pelo Sol, foram decompostas por Isaac Newton e cada uma delas possui um comprimento de onda próprio. Aliás, se você quiser fazer isso em casa, compre um cristal branco e deixe ele no sol, você conseguirá ver um pequeno arco-íris 🥰 a depender do ângulo que você posiciona o cristal na luz.

Imagem: As cores do céu. Coleção Observatório Nacional. 2º edição/2011.

Aqui chegamos no porquê do ‘céu azul’ 🌀

Na verdade, o que acontece é o espalhamento dessa luz branca pelas moléculas, de gases e água, que compõem a atmosfera. O comprimento da cor azul é mais espalhado do que o das outras cores, e é esse espalhamento da luz que causa a sensação/característica do azul do céu.

Fonte do gráfico: As cores do céu. Coleção Observatório Nacional. 2º edição/2011.

Por exemplo, existem alguns dias nublados em que as nuvens ficam acinzentadas. Isso acontece porque as partículas de água em suspensão na atmosfera se condensam e ficam cheias de água, então ofusca a passagem da luz. Assim, não se espalha! Que loucura!

Um exemplo disso é o seu cristal branco com muita poeira. Você não conseguirá ver arco-íris algum nesse caso.

🍃

Eu sei que se trata de algo extremamente complexo e como eu disse, trata-se mais de uma curiosidade do que de um texto informativo, por assim dizer! E se você entende muito bem de tudo isso e encontrou algum erro conceitual, me deixe saber!

Eu fiquei feliz de conseguir entender minha curiosidade de criança e decidi colocar no blog 💚

A referência dessa segunda parte do texto é a revista As cores do céu. Coleção Observatório Nacional. 2º edição/2011.

Espero que você tenha gostado! Até mais!

Me ajude a divulgar o blog, compartilhe em suas redes sociais!

Publicado por

Daniela

Bacharela em Ciências (Sociais) e Humanidades pela UFABC. Em 2013 concluí curso técnico em Meio Ambiente pelo SENAC e me apaixonei pela área. Desde quando voltei a estudar (2018), descobri que amo fazer mapas e tive oportunidade de trabalhar com geoprocessamento durante todo o período da minha graduação. O Reciclarte é uma síntese dos pensamentos que passam pela minha cabeça, já que sou praticamente um repositório ambulante de ideias...🤯

2 comentários em “Voltando a estudar…”

  1. Eu acabei fazendo o bch porque ler é melhor q fazer conta, mal sabia eu quando eu entrei q ia ter q mexer com matematica, enfim, apesar das coisas q eu faço na ufabc o que eu gosto mesmo é musica, recentemente num processo seletivo q fiz fui aprovado p/ estudar no conservatorio de tatui q é a melhor escola de musica e artes da america latina, mas infelizmente tive q desistir por motivos de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *