Temos a falsa sensação de que Meio Ambiente não está relacionado ao nosso dia a dia, como se estivéssemos fora do meio ambiente enquanto trabalhamos, estudamos, estamos a caminho; enfim, enquanto vivemos.
Mas, para estarmos vivos, estamos vivendo onde, se não no Meio Ambiente? Como a vida é possível fora do ambiente? Soa estranho isso, mas se você parar um instante para refletir, verá que só é possível viver no Meio Ambiente.
Segundo a Lei Nº 6938.1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, “meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Ou seja, é o meio ambiente que dispõe os recursos necessários para a manutenção da vida. Se você está utilizando um computador, celular ou tablet, para ler este post, seu aparelho, seja ele qual for, veio do ambiente, em forma de matéria prima. Você provavelmente está vestindo roupas, calçando sapatos, tudo isso que você usa no seu dia a dia, vem do meio ambiente. Não existe de onde vir além do ambiente.
Logo, essa sensação de que meio ambiente é a natureza, no sentido de árvores e animais, é falsa. Todos os recursos que necessitamos são extraídos da natureza, portanto, tudo é meio ambiente. Desde a roupa que você veste, até a comida que você come. Os brincos que você usa, as canetas, lápis, garrafas, fios, carregadores, enfim.
Somos dependentes do Meio Ambiente e sabemos muito pouco sobre isso!
Carl Sagan já disse que o nosso planeta é indivisível: na América do Norte, respira-se o oxigênio gerado na floresta tropical brasileira. A chuva ácida das indústrias poluentes no meio-oeste norte-americano destrói florestas canadenses. A radioatividade de um acidente nuclear na Ucrânia compromete a economia e a cultura na Lapônia.
A queima de carvão na China aquece a Argentina. Os clorofluorcarbonetos liberados por um ar condicionado na Terra-Nova ajudam a causar câncer de pele na Nova Zelândia. Doenças se espalham rapidamente até os pontos mais remotos do planeta, vide a COVID-19 que transformou a vida de todo mundo.
E continuamos, enquanto humanidade, a negligenciar os ‘recados’ dados pela natureza. Dia 22 de Agosto de 2020 foi o dia de sobrecarga do Planeta, isso significa que já se extraiu a quantidade de recursos naturais que o planeta consegue repor em um ano. O que é um ‘recurso natural’ para a indústria, para a natureza é parte do sistema.
Perceba, do ponto de vista do Planeta, não existe ‘recurso natural’. Na natureza nada se desperdiça, tudo se regenera e para haver regeneração é necessário tempo. E tempo, no nosso modo de produção atual, é dinheiro. Nada mais contraditório do ponto de vista natural; porque na natureza, o tempo, é tempo de vida!
O fato é que já extrapolamos a conta com a natureza e isso vem acontecendo há tempos…
O meio ambiente é visto, no geral, como um recurso somente, que serve para extração e manufatura, quando, na verdade, é o berço da vida, já que não tem como viver sem as condições físicas e biológicas que ele nos oferece.
E como sabemos que dia é o dia de sobrecarga da Terra? O cálculo é feito pela Global Footprint Network, dividindo a biocapacidade do planeta pela pegada ecológica da humanidade e multiplicando o resultado pelo número de dias do ano.
Biocapacidade do planeta | Quantidade de recursos que a Terra pode gerar em um ano |
Pegada ecológica da humanidade | Pegada de carbono (emissões de gases de efeito estufa) da geração de energia; área construída para habitação; produtos florestais para manufatura de madeira e papel; agricultura e pecuária para produção de alimentos e pesca |
Se você quiser calcular a sua pegada ecológica, faça o teste clicando aqui.
O padrão de consumo das sociedades industrializadas ou, se preferir, sociedades tecno-científicas, pesa muito no cálculo da pegada ecológica global, tendo em vista que há sociedades que utilizam menos de um planeta em termos de extração de recursos. Mas vamos aos poucos. Temos muitos posts pela frente!
Para finalizar, caso seja do seu interesse, há uma cartilha ilustrada sobre sustentabilidade produzida pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -, que você pode baixar para ler clicando aqui.
Espero que agora, depois de ler este post, você saiba um pouco mais sobre o que é Meio Ambiente! Deixe nos comentários o que você achava que era e agora, o que mudou. Se quiser, é claro! 🙂