CuriosidadesGEO

Curiosidades GEO

Curiosidades GEO nasceu de uma paixão descoberta em 2018, durante o curso livre de Geo que fiz no SENAC. Entretanto, como se trata de uma área do conhecimento altamente técnica e especializada, os conteúdos serão criados conforme eu aprimoro meu conhecimento e aprendo novas técnicas… só quem estuda geoinformação sabe o mar sem fim que é 🍃

O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias orientadas a coleta e tratamento de informações espaciais visando um objetivo específico, uma informação geográfica.

Os geodados, além de possuírem uma localização geográfica, também têm atributos descritivos.
Descobrir e representar as relações existentes entre as diversas camadas de dados é tão importante quanto localizá-los.

Para o processo de análise espacial desse tipo de dado, algumas perguntas devem ser feitas a fim de direcionar a análise, sendo algumas delas:
“O que…?”; “Onde…?”; “O que mudou…?”; “Qual o padrão…?” 

🌐

Mapas são representações gráficas da superfície terrestre e existem diversos tipos entre eles. Como os mapas cadastrais, os de redes, os modelos numéricos de terreno, entre outros.
Porém, compartilham uma característica em comum: sempre preservam proporção em relação à realidade representada.

Mapas Temáticos

Que visam mapear fenômenos das mais diversas áreas do conhecimento, como meio ambiente, ciências sociais, demografia, entre outras, objetivando alicerçar a tomada de decisão.

“Mapas e dados geoespaciais são abstrações generalizadas de uma das possíveis representações do espaço” Moreira Sampaio

São os Sistemas de Informação Geográfica que possibilitam a distribuição espacial dos fenômenos, visto que possuem a arquitetura necessária para abarcar as 3 superfícies matemáticas e dispor os dados em camadas.

Mapas são modelos simplificados da realidade!

O Geoprocessamento inclui:

Softwares que tenho prática:

SIG
Estatístico